Escute esse artigo
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Há mais de 150 anos, a invenção do braille foi revolucionária ao tornar a leitura e a escrita acessíveis a pessoas cegas. Hoje, as telas em braille tornam a digitação acessível na maioria dos telefones e computadores através de um teclado físico em braille. Mas pode ser demorado conectar um dispositivo externo toda vez que você quiser digitar algo rapidamente no seu telefone.

O teclado braille TalkBack é um novo teclado braille virtual integrado diretamente no Android. É uma maneira rápida e conveniente de digitar no seu telefone sem nenhum hardware adicional, seja postando nas mídias sociais, respondendo a um texto ou escrevendo um breve e-mail. Como parte de nossa missão de tornar as informações do mundo universalmente acessíveis, esperamos que este teclado possa expandir amplamente a alfabetização em braille e a exposição entre pessoas cegas e com baixa visão.

 

Legenda: Um teclado braille embutido para telefones Android

 

A equipe Google colaborou com desenvolvedores e usuários de braille durante o desenvolvimento desse recurso, para que seja familiar para quem já digitou o braille antes. Ele usa um layout padrão de 6 teclas e cada tecla representa um dos 6 pontos em braille que, quando tocados, formam qualquer letra ou símbolo. Para digitar um “A”, pressione o ponto 1 e digite um “B”, os pontos 1 e 2 juntos.

 

Legenda: Digite braille onde quiser – em um email, uma mensagem de texto, um documento ou mídia social

 

O teclado pode ser usado em qualquer lugar em que você normalmente digita e permite excluir letras e palavras, adicionar linhas e enviar texto. Você pode ligar e desligar o teclado tão facilmente quanto alternar entre teclados internacionais. (Nota: os gestos do TalkBack não são suportados quando o teclado está ligado.)

Para usar o teclado braille, ative o TalkBack na seção Acessibilidade em Configurações e siga estas instruções para configurá-lo. Depois de configurar o teclado, use três dedos para deslizar para cima na tela e tente praticar com o tutorial de gestos.

O teclado braille Talkback está sendo lançado para dispositivos Android com a versão 5.0 ou posterior, a partir de hoje. Ele funciona em todos os aplicativos do seu dispositivo Android, suporta braille grau 1 e 2 e está disponível inicialmente em inglês.

 

Fonte: Google

 

 

Compartilhe!