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Instituição de Ensino Superior: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa: TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA E DESIGN DIGITAL (33005010032P1)
Título: Objetos conectados: um olhar sobre usabilidade e design de interfaces tangíveis
Autor: GRAZIELLE BRUSCATO PORTELLA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data Defesa: 01/09/2016
Resumo:
Esta investigação propõe um estudo sobre a Interface Tangível enquanto meio digital de comunicação, tanto em sua concepção quanto no momento da interação. Procura-se realizar um panorama histórico da evolução das interfaces digitais, desde seu surgimento em computadores por meio das interfaces gráficas até a Internet das Coisas, fenômeno emergente nas mídias digitais que tangibiliza a interação do computador para objetos conectados. Levantam-se alguns métodos para análise e concepção de interfaces gráficas do ponto de vista de design e estética da interação. Transpõem-se alguns atributos destes métodos para a concepção de interfaces tangíveis, contemplando, além da usabilidade, a assimilação de aspectos táteis e manipulação, conceitos advindos do design de produtos. De modo a aprofundar esta pesquisa, foram selecionadas três produções experimentais no meio acadêmico para uma análise aprofundada de suas interfaces tangíveis aplicando o protocolo discutido: inFORM (http://tangible.media.mit.edu/project/inform/), uma interface multi-toque que aborda processos de comunicação através da conexão do humano com o objeto à distância; Daily Stack (https://vimeo.com/10458491/), que funciona como um meio pelo qual o usuário organiza tarefas abstratas em forma de blocos físicos conectados a um software; e ZeroN (http://tangible.media.mit.edu/project/zeron-levitated-interaction-element/), que explora a interação do usuário-máquina através de uma interface levitante, questionando o objeto como especulação poética e metafísica da interação. Como conclusões, as interfaces tangíveis ainda precisam resolver alguns desafios como resolução, escala e custo antes de esperarmos uma adoção completa pelo público. Porém, eles podem permitir um tipo de interação física mais rica que as Interfaces Gráficas, enquanto ajudar usuários no seu uso sem a necessidade de ter uma tela presente nas suas interações.

Palavras-Chave: Design de interação , Internet das coisas , Usabilidade

Abstract: This research proposes a study of Tangible User Interfaces as a digital means of communication, from its conception to the moment of interaction. It poses a historical overview on the evolution of digital interfaces, from the first Graphical User Interfaces to birth of the Internet of Things, emerging phenomenon in the digital media that tangibilizes the information to connected devices. The study also investigates methods for analysis and design of Graphical Interfaces from the point of view of interaction and aesthetics. Attributes from these methods are used to propose a methodology when designing Tangible Interfaces, where its principles are combined in addition to usability and handling aspects, concepts used in Product Design methods. In order to deepen this investigation, three experimental projects from the academic field were selected to analyse the design of assorted Tangible Interfaces and apply the proposed protocol: inFORM (http://tangible.media.mit.edu/project/inform/), a multi-touch interface that addresses remote and tactile communication processes; Daily Stack (https://vimeo.com/10458491/), which works as a means by which the user arranges abstract tasks through physical blocks connected to a software; and ZeroN (http://tangible.media.mit.edu/project/zeron-levitated-interaction-element/), which explores the user-machine interaction through levitation, questioning the object as an speculative medium of interaction. As conclusions, Tangible Interfaces until need to solve some challenges such as resolution, scale and cost before we expect a complete adoption by the public. On the other hand, they can allow a richer physical interaction than Graphical User Interfaces, helping users on its manipulation without the need to have a screen present during all interactions.

Keyword: Interaction design , Internet of things , Usability

Volume: 1
Páginas: 101
Idioma: PORTUGUES
Biblioteca Depositária: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Autorização de divulgação: O trabalho possui divulgação autorizada
Anexo: Grazielle Bruscato Portella
Área de Concentração: PROCESSOS COGNITIVOS E AMBIENTES DIGITAIS
Linha de Pesquisa: DESIGN EM INTELIGÊNCIA COLETIVA
Projeto de Pesquisa: INSTALAÇÕES URBANAS INTERATIVAS COM O DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES E APLICATIVOS COMPUTACIONAIS: AIR CITY RESEARCH E ZL VORTICE

 

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